Blog

 YOGA E ANSIEDADE

Numa situação de ansiedade, respiramos muito rápido. Isso agrava o mal-estar: o gás carbônico do sangue é eliminado rapidamente, causando alteração na bioquímica do sangue, o que causa, por exemplo, contratura espasmódica dos músculos.

Emoção e respiração se relacionam e se influenciam mutuamente. Podemos dizer que o suspiro é a expressão da ansiedade, do sofrimento. Respirar é tão natural que muitas vezes não percebemos sua importância. A maioria das pessoas respira como vive: de forma rápida, ansiosa e automática.  Se você respira de forma ineficiente, muitas vezes não tem disposição para o estudo, trabalho, esportes, não gosta de malhar em academia e fica ansioso com frequência, está na hora de procurar uma Filosofia de vida prática e simples, capaz de mudar sua vida. Essa Filosofia é o Yoga, originário da Índia antiga, que hoje tem adeptos no mundo inteiro.

HISTÓRIAE

LITERATURA

DO

YOGA

O Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa. Independente da metodologia, sua meta é o autoconhecimento e a evolução interior. Porém, para conquistar esse patamar elevado de consciência, um conjunto de técnicas promovem profundas transformações na estrutura biológica do praticante. São efeitos colaterais saudáveis, que se manifestam na saúde orgânica, flexibilidade, alongamento, fortalecimento muscular, administração das situações de estresse e ansiedade, estabilidade mental e emocional, ampliando qualidade de vida e longevidade.  Os efeitos são imediatos e duradouros, cultivando o corpo, o bem estar, promovendo o bom humor, a alegria, a vitalidade orgânica, a sexualidade saudável, sem esquecer a meta principal que é o autoconhecimento e a evolução pessoal. Ao estimular o lado saudável, a prática do Yoga elimina naturalmente a tão indesejável ansiedade dos dias modernos.

A prática do Yoga leva a rever vários aspectos de sua vida, fazendo conscientemente tudo o que antes fazia sem pensar. E tudo ganha mais sentido graças aos princípios éticos preconizados pelos Mestres ancestrais, que servem de inspiração para que o praticante aprimore seu caráter, respeitando a essência e a meta do Yoga autêntico.  

ॐ Vera Edler

Vera Edler, diretora do Espaço Yoga Vera Edler (Porto Alegre/RS), professora de Yoga e Produtora Cultural. Ao longo de uma trajetória de mais de 30 anos dedicados ao Yoga e a causas humanitárias, vem ministrando aulas práticas, formação profissional, palestras, cursos, oficinas, promovendo viagens de estudos e meditação, eventos para disseminação de valores humanos e cultura de Paz. Produtora da Orquestra de MANTRA RUDRÁKSHA, com três CDs gravados, um deles agraciado com o Prêmio Açorianos 2002. Idealizadora e promotora do DIWALI - Festival das Luzes PORTO ALEGRE, evento em sua 4ª edição, realizado com apoio do Consulado da Índia. 

 

YOGA
insta.png
  • CURTA!
  • SIGA!
  • INSCREVA-SE!