Blog

Atha yogánuçásanam || 1 ||

A obra YOGA SUTRA, de PATANJALI, contém a essência do Yoga. É referência para todos que vivem essa Filosofia de vida prática originária da Índia ancestral, que tem como meta o autoconhecimento. SUTRA (fio, em sânscrito) é um gênero literário do hinduísmo que se caracteriza por ser conciso, expondo o conhecimento de forma condensada. O YOGA SUTRA apresenta os fundamentos das tradições que mais se aproximam do Yoga original. Essa obra clássica se divide em quatro partes: SAMÁDHI PÁDA (meta), SÁDHANA PÁDA (prática), VIBHUTI PÁDA (siddhis/poderes), KAIVALYA PÁDA (libertação), num total de 195 SUTRAS.

SUTRA I,1
Atha yogánuçásanam

 

Agora, o ensinamento do Yoga

ATHA= agora
ÁNU= seguir
ÇÁSANAM=ensinamento

O primeiro SUTRA mostra que PATANJALI não criou nada, não traz nenhum ensinamento novo, mas explica o Yoga já existente. Pressupõe ensinamentos que precedem o próprio YOGA SUTRA, remetendo ao Yoga Pré-Clássico e ao Yoga Arcaico (xamânico), cuja origem se perde na noite dos tempos.

 

É o ponto de partida para professores, praticantes e estudiosos do Yoga autêntico.
 

ॐ Vera Edler

Vera Edler, diretora do Espaço Yoga Vera Edler (Porto Alegre/RS), professora de Yoga e Produtora Cultural. Ao longo de uma trajetória de mais de 30 anos dedicados ao Yoga e a causas humanitárias, vem ministrando aulas práticas, formação profissional, palestras, cursos, oficinas, promovendo viagens de estudos e meditação, eventos para disseminação de valores humanos e cultura de Paz. Produtora da Orquestra de MANTRA RUDRÁKSHA, com três CDs gravados, um deles agraciado com o Prêmio Açorianos 2002. Idealizadora e promotora do DIWALI - Festival das Luzes PORTO ALEGRE, evento em sua 4ª edição, realizado com apoio do Consulado da Índia. 

 

  • CURTA!
  • SIGA!
  • INSCREVA-SE!