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Mula Bandha

a ativação da raiz

Photo by theformfitness from Pexels

 “Não há dúvida de que praticando mula bandha. . . a perfeição total é alcançada." Svatmarama -Hatha Yoga Pradipika 

Pequenos bloqueios ou chaves de energia que mantêm o seu corpo firme e em uma posição vigorosa. Esta pode ser uma explicação simples, mas traduz bem o significado da palavra bandha. Imagine aqui bloqueio como regiões para apertar, fechar, ativar. 

Por serem mais citados na literatura yogi podemos citar estes quatro pontos como bandhas principais. 

  • Mula Bandha -  chave de raiz

  • Uddiyana Bandha - elevação e travamento do diafragma

  • Jalandhara Bandha -  chave da garganta

  • Jiva bandha – chave da alma

Esta será uma série de textos sobre cada um dos bandhas e iniciaremos através do mula bandha.

Se fôssemos enumerar em ordem de baixo para cima os bandhas, o mula poderia ser o primeiro da contagem. Já que se encontra próximo a “raiz” da coluna espinhal. Algumas práticas predominantes físicas como Ashtanga Vinyasa se utilizam bastante desta fonte de vigor e energia.

Nos homens fica ente o ânus e os testículos enquanto nas mulheres se situa na parte inferior do assoalho pélvico atrás do colo do útero.  No início a simples contração do esfíncter anal pode ser um caminho didático para a ativação e para que com a prática você consiga encontrar o a localização exata da “raiz”.

O mula bandha nos acompanha em muitas atividades diárias como: carregar sacolas, subir escadas, andar de bicicleta e, a mais visível de todas, naquela hora que você precisa ir ao banheiro mas não pode... 


Sentir a sua presença e ativar esta região durante a prática de Yoga vai deixar uma sensação de crescimento vertical, deixando a prática mais firme e ao mesmo tempo mais fluída.


Deixando você mais presente.

HISTÓRIAE

LITERATURA

DO

YOGA

Caso você tenha dificuldades de ativar esta região uma forma de aprimorar o controle da musculatura do assoalho pélvico é para o fluxo de urina quando estiver urinando.

Alguns textos sugerem que, aplicando uma leve pressão sob essa área (sentado sobre uma almofada especialmente projetada), a contração pode ser estimulada. Posturas em que a pressão é aplicada sentando-se no calcanhar de um pé também são utilizadas.

 
Para as mulheres, diz-se que a contração da mula bandha não é sentida no corpo perineal, mas na área ao redor da base do colo do útero. Como nos homens, diz-se que uma almofada macia no centro do períneo estimula o bandha.
 

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com ARJUN DAS

ॐ Arnoldo Benkenstein

Instrutor de Yoga e cofundador do MaisYoga

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