Blog

YOGA:

meta e efeitos

A palavra significa união, integração. Pertence ao gênero masculino e tem pronúncia fechada, segundo o sânscrito.

O Yoga é uma Filosofia de vida prática que surgiu na Índia há mais de 5.000 anos e foi criada por Shiva. Originalmente, sua transmissão era oral, diretamente de Mestre para discípulo.

Hoje, uma vasta bibliografia favorece o contato dos interessados com os princípios dessa Filosofia milenar, mas a figura do Mestre, tradicional no Yoga antigo, continua decisiva para a evolução do praticante, que precisa despir-se dos princípios ocidentais para mergulhar no conteúdo da cultura hinduísta . Quando surgiu, só havia um tipo de Yoga. Devido a vários fatores, foi se fragmentando e originando uma diversidade de linhagens, com diferenças marcantes na metodologia, época de surgimento, país de origem, proposta  e tipo de público. Porém, independente da metodologia, a meta do Yoga é sempre a mesma: o autoconhecimento, a hiperconsciência (samádhi, em sânscrito).

HISTÓRIAE

LITERATURA

DO

YOGA

Para conquistar esse patamar de megalucidez, um conjunto de técnicas promovem profundas transformações na estrutura biológica do praticante. São efeitos colaterais saudáveis, desejáveis, que se manifestam na vitalidade orgânica, flexibilidade, fortalecimento muscular, administração do estresse, estabilidade mental e emocional, ampliando a qualidade de vida e a longevidade. Os efeitos são imediatos e duradouros, cultivando o corpo, o bem estar, sem esquecer o objetivo principal que é a evolução interior.

Sem contraindicação, o Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa. É importante a escolha de um profissional competente, da linhagem mais compatível com o perfil do praticante. Ao estimular o lado saudável, a filosofia yogi reduz o lado doentio do ser humano, combatendo as tensões que desencadeiam problemas físicos como dores na coluna, hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, digestivos, hormonais, cardiovasculares, colesterol alto, obesidade, TPM, insônia... 

Por tudo isso, o Yoga é procurado por estudantes, profissionais liberais, artistas, desportistas, por todas as pessoas que valorizam a vida, a saúde, a felicidade e a evolução. O Yoga promove a redescoberta de si mesmo, a integração pessoal, interpessoal e cósmica. 

Técnicas orgânicas, respiratórias, Mantras, descontração profunda, concentração e Meditação, fazem parte do contexto do Yoga e potencializam o que existe de bom no ser humano, único ser na natureza capaz de evoluir conscientemente. A busca do autoconhecimento, meta do Yoga, leva o praticante a  repensar vários aspectos de sua vida, fazendo, conscientemente, tudo o que fazia sem pensar. É natural que escolha uma alimentação biológica, sem radicalismos, ingerindo alimentos nutritivos, gostosos, de fácil digestão e boa assimilação. Tudo isso ganha mais sentido graças aos princípios éticos preconizados pelos Mestres antigos, que servem de inspiração para que o praticante aprimore seu caráter, respeitando a Natureza e a essência verdadeira do Yoga ancestral.

ॐ Vera Edler

Vera Edler, diretora do Espaço Yoga Vera Edler (Porto Alegre/RS), professora de Yoga e Produtora Cultural. Ao longo de uma trajetória de mais de 30 anos dedicados ao Yoga e a causas humanitárias, vem ministrando aulas práticas, formação profissional, palestras, cursos, oficinas, promovendo viagens de estudos e meditação, eventos para disseminação de valores humanos e cultura de Paz. Produtora da Orquestra de MANTRA RUDRÁKSHA, com três CDs gravados, um deles agraciado com o Prêmio Açorianos 2002. Idealizadora e promotora do DIWALI - Festival das Luzes PORTO ALEGRE, evento em sua 4ª edição, realizado com apoio do Consulado da Índia. 

 

YOGA
insta.png
  • CURTA!
  • SIGA!
  • INSCREVA-SE!