Blog

O Yoga e as fases da LUA

O prana, a energia da vida, provém do SOL mas o que rege o movimento do prana em nossos corpos é estabelecido pela LUA. Sol e Lua representam basicamente as qualidades "quentes" e “frias” do prana.

Na clássica definição da palavra Hatha encontramos Ha - Sol; Tha - Lua. 

Yoga é a união de ambas dessas frequências prânicas que quando se unem nos dão uma experiência de coesão, unidade, paciência, leveza e amor.

Nós humanos fomos aparelhados com super orgãos como a pineal e a pituitária para reconhecer as intensidades da LUZ através das estações e o movimento da LUA. 

Um verdadeiro yogi/yogini segue o fluxo da LUA, sintoniza-se com esse movimento pois reconhece a sua influência em seu corpo e mente. A Lua, através de seu movimento circular, movimenta o nosso prana e ativa nosso sistema endócrino para produzir mais ou menos energia. Cada fase lunar possui sua própria assinatura energética para que possamos experimentar força e rendição, luz e sombra, poder e devoção

Nosso aspecto psico energético move-se da Lua Nova para a Lua Cheia e da Lua Cheia para a Lua Nova.

Na Lua Nova nossa energia prânica está mais baixa, nosso sistema digestivo está mais lento. É um momento

delicado. É uma fase de rendição e humildade. Nessa fase precisamos de mais energia e o Yoga é uma incrível ferramenta

para equilibra esse deficit energético.

Pranaymas, movimento do nabhi (umbigo) e meditações são melhor recomendados, lhe doam energia sem exigir muito
do seu aspecto físico.

A partir do 4º dia da Lua Nova inicia-se um movimento crescente da Lua, onde acontece um restart glandular. 

É um bom momento para comer menos e permitir que o corpo se renove e cure a si mesmo. 

O 11º dia da Lua, conhecido como Ekadasi pelo hindus devotos de Krisna, é um dia de pleno equilíbrio pois há nesse dia uma secreção particular do sistema endócrino que facilita uma abertura especial para a sua sabedoria interna, habilidades intuitivas e presença da *mente neutra (aspecto da mente de uma perspectiva Yogi). É um bom dia para fazer jejum a base de frutas ou chai.

Simultaneamente, nosso sistema corpo-mente está sincronizado, experimentamos o nosso melhor, estamos mais intuitivos e sensíveis. Um portal energético está aberto, as soluções estão mais acessíveis, a espiritualidade vibra interna e externamente a nós, o véu que separa as dimensões está finíssimo, uma linha tênue. Cada um de nós recebe um banho da mais fina energia cósmica, na nossa consciência como uma anunciação do que virá na LUA CHEIA.

A Lua Cheia nos deixa mais acelerados. Nossa energia está em ebulição, nosso sistema glandular está simplesmente 

produzindo máxima energia. Interessante como essa influência da LUA pode parecer óbvia, real e ao mesmo tempo você pode se perguntar: será que é verdade? 

Nossa mente subconsciente está totalmente aberta durante o esplendor da Lua, há uma manifestação natural de sentimentos, pensamentos e hábitos que às vezes tentamos esconder ou encaixar nos ditames sociais mas que na fase cheia se iluminam e se mostram na superfície da nossa consciência e na comunicação com o outro.

Um dia especialmente interessante para aplicarmos uma das mais finas tecnologias yóguicas que é a vibração (naad) do som.

Mantra e Gongo são efetivos e penetrantes nesse dia pois limpam nosso subconsciente em um nível bem profundo além de serem potencializados pela força da LUA CHEIA.

 

Compartilho um super pranayama para ser praticado durante estes dias especias da Lua.

 

Respiração de 1 minuto

 

Sente-se no chão ou em uma cadeira.

Inspire 20 segundos. Suspenda a respiração por 20 segundos. Exale em 20 segundos.

Dessa forma realizamos um ciclo completo da respiração em 1 minuto aos invés de 15 ciclos como normalmente respiramos.

Essa respiração otimiza a cooperação dos hemisférios cerebrais e traz uma profunda calma e diminuição de ansiedade, medo e preocupação. Traz abertura para sentir sua presença e a presença do espírito. Ela desenvolve a intuição. Permite todo o cérebro

trabalhar melhor especialmente os hemisférios frontais.

Sobre o Lunário

a LUA meu Calendário

 

LUNÁRIO - A Lua meu Calendário é um livro-calendário inspirado nas fases lunares e textos elucidativos que descrevem a influência e o potencial de cada fase lunar. 


Esse projeto busca reavivar essa compreensão dos impulsos lunares, assim como vivenciá-los a partir de antigos ensinamentos. Através de conhecimentos advindos principalmente do Yoga e de outras tradições antigas (Cabalah, Guarani), foram desenvolvidos e compartilhados nas redes sociais alguns textos que obtiveram grande incentivo e apoio pois, com suas mensagens e orientações, tocaram o coração das pessoas.

Para ser publicado, precisamos de colaboração financeira, ou seja, uma compra antecipada do livro-calendário para conseguirmos arrecadar a quantia necessária para a publicação.

O valor do Lunário é R$ 35,00. 

Também é possível um apoio com valores maiores com recompensas equivalentes ao valor investido.
Entre no site, escolha sua recompensa. 


O importante é CONTRIBUIR!!

Lunário - a Lua meu Calendário
https://www.kickante.com.br/campanhas/lunario-lua-meu-calendario

ॐ Raphael Bruno

Professor de Kundalini Yoga certificado pelo KRI (EUA).

Praticante de Massagem de Som, segundo o método Peter Hess (ALE)

com especialização de Massagem de Som aplicada à Neurologia.

Numerólogo Tântrico.

Realizador do Banho de Som - A Vibração do Ser.

Realizador do Circulo de Cura da Lua Cheia

Conheça o trabalho do Bruno!

Gayatri A canção do universo

Sua repetição nos conecta ao derradeiro esclarecimento.

Yoga é educação física?

80% dos tipos de yoga contemporâneo não usam o corpo; fazem basicamente só meditação, mentalização, vocalização e cânticos.

  • CURTA!
  • SIGA!
  • INSCREVA-SE!