Blog

Gayatri  A canção do universo

Sua repetição nos conecta ao derradeiro esclarecimento.

Esta oração universal foi trazida por tratados védicos e citado mais tarde no Bhagawad Gita e até hoje  sua repetição é reverenciada como a chave do esclarecimento.

Independentemente da melodia empregada, sua métrica poética é sempre a mesma e, acredita-se que seu efeito é proporcional a qualidade da pronúncia ao entoar. 

Adotar sua repetição como forma de sadhana, (prática),  traz clareza mental e melhora o desempenho intelectual. 

A palavra Gayatri é a forma feminina da palavra sânscrita gāyatra, que pode significar:

 

  • É o mantra atribuído a Vishwamitra, a representação do Espírito Universal.

  • É o nome dado a métrica de poesia védica composta por 3 linhas com 8 sílabas cada.

  • Todos os hinos compostos através desta métrica também recebem este nome.

É o mantra mais venerado pelos  Hindus. O prefixo :oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ, é originário do Yajurveda, e do verso 3.62.10 do Rig Veda (que é composto com a métrica Gayatri).


Está presente nos quatro Vedas e invoca a divindade Savita, e é por isso que também é conhecido como Surya o Deus Solar.

No Bhagavad Gita Sri Krishna  diz que dentre os mantras ele é o Gāyatrī e proclama este mantra como a Canção Universal. Sendo assim pode ser entoado sem restrição quanto a casta ou sexo. É uma canção de proteção que proteje aquele que a entoa com devoção e esmero na pronúncia. 

A Deusa Gayatri

 

A personificação do mantra, a deusa Gayatri é a mãe de todos os Vedas e a conjugue do Deus Brahma, e também a personificação de Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos.


Gayatri é geralmente retratada sentada num lótus vermelho, significando riqueza. 

ॐ  Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão, uma conta de oração e uma veena na outra, como a deusa da Sabedoria.

 

ॐ Com dez olhos, distribuídos em 10 cabeças, e dez braços que simbolizam armas de Vishnu e todas as suas encarnações.

ॐ Sandro Shankara
 

Poeta, vibrante e Yogin: a mais de 20 anos se dedica a meditação e mantras e quando não está liderando grupos de cura está na floresta. Seu hobby é subir as montanhas mais altas do planeta, fazer longas travessias e conhecer lugares inóspitos. Um peregrino, viaja pelo Brasil e mundo se conectando com os líderes religiosos para aprofundar sua maior busca: conhecer seu Ser interior.

 

Conheça o trabalho do Sandro!

Yoga é educação física?

80% dos tipos de yoga contemporâneo não usam o corpo; fazem basicamente só meditação, mentalização, vocalização e cânticos.

Toda vida é Yoga!

Aurobindo, um moderno e ilustre mestre de yoga certa vez disse: “Toda vida é Yoga!”

Apoio

Diego Marquete Yoga
  • CURTA!
  • SIGA!
  • INSCREVA-SE!